Motivos para escolher um sistema educacional

Gerenciar uma instituição de ensino está longe de ser uma tarefa simples, afinal, liderar pessoas, administrar recursos financeiros e acadêmicos, atender pais e alunos requer tempo e muita responsabilidade.


Pensando na otimização e na versatilidade, diversas instituições têm buscado um Sistema de Gestão Educacional. Mas como esse tipo de ferramenta pode auxiliar no dia a dia da sua escola ou faculdade? Quais as vantagens de possuir um software que atua no processo de gestão?

Veja abaixo 4 benefícios de um Sistema completo de Gestão Acadêmica, Financeiro e Complementar:

1.   Personalização na avaliação dos alunos

Ao longo da formação acadêmica é possível perceber que cada aluno pode possuir um conjunto particular de competências e habilidades. Avaliá-las da maneira correta faz diferença tanto no desenvolvimento do estudante, quanto da instituição

Por meio de relatórios individuais (portfólio ou parecer descritivo), os alunos podem ser avaliados em cada fase de nota, seja por semestre, trimestre ou bimestre, e em diferentes dimensões. Por exemplo, comportamento, assiduidade, entre outras características.

Esta flexibilidade permite que a instituição encontre soluções para problemas no rendimento dos alunos, atendendo todos de forma personalizada.

2.   Suporte financeiro em todas as etapas

Para não ter dor de cabeça com os números, utilizar sistemas que atuam de forma integrada na contabilidade otimiza processos financeiros, reduzindo esforço e gerando mais controle e segurança.

Neste modelo de sistema é possível que tesouraria envie as informações do financeiro, como faturamento, cancelamento, contas a receber, contas a pagar, transferências e outros para sistemas contábeis externos, de forma fácil e rápida, evitando retrabalho e erros.

Em contas a receber, pode ser feito a cobrança de taxas avulsas e controlar completamente o caixa de recebimento. Já em contas a pagar é realizado o gerenciamento da movimentação (lançamentos e saldos) de todas as contas, tais como contas bancárias, cartões de crédito, aplicações e caixa, ainda classificando os lançamentos em um plano de contas com múltiplos níveis. Em resumo, isso possibilita uma visão ampla do fluxo de caixa e da gestão financeira. 

3.   Armazenamento seguro e facilidade no acesso à informação

Uma das maiores preocupações da administração escolar é o armazenamento de documentos. Com sistemas que arquivam dados é possível, dessa forma, evitar perdas ou extravio de registros.

Utilizar esse tipo de serviço organiza e potencializa o fluxo de trabalho. Por exemplo, arquivos podem ser compartilhados e alterados virtualmente sem a necessidade de um controle manual. E mesmo havendo a necessidade de solicitar um documento relativamente antigo, pode ser facilmente encontrado por meio do histórico.

4.   Matrícula, biblioteca e diário de classe totalmente online

Acima de tudo, utilizar mecanismos integrados que possuam um alto desempenho e que comporte diversos serviços facilita tanto o dia a dia dos estudantes, quanto da instituição. 

Confira abaixo alguns sistemas de otimização:

  • Matrícula Online: cadastra turmas inteiras, simultaneamente, findando o preenchimento manual de vários documentos.
  • Sistema de Biblioteca: cataloga diversos materiais, gerenciar rotinas de empréstimos, devolução, renovação e integra usuários, evitando duplicação de cadas.
  • Diário de Classe Online: otimiza o lançamento das atividades realizadas, tarefas delegadas pelo professor em sala de aula e da frequência dos alunos dia a dia.


Conheça 4 motivos para utilizar um Sistema de Gestão Educacional!
Classificado como:    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *