Entenda a importância da comunicação na gestão escolar

  • Colina Tech

  • 4 anos atrás

  • 4 min de leitura

A comunicação na gestão escolar é fundamental para alinhar docentes, alunos, responsáveis e processos a favor do ensino. Ela prepara cidadãos para enfrentar as mudanças que ocorrem de forma rápida pelo mundo.

A comunicação também é fator primordial para o desenvolvimento e aprimoramento dos estudantes. Dessa forma, é preciso desenvolver essa competência dentro das escolas.

Isso se faz necessário porque uma comunicação eficiente é capaz de gerar o engajamento e promover a integração necessária para o bom andamento das atividades escolares, sendo um facilitador da rotina entre comunidade escolar e alunos.

Ao longo desta leitura, trazemos para você a importância da comunicação na gestão escolar. Acompanhe!

O que são os ruídos e as falhas na comunicação?

A forma como que à transmissão das informações (comunicação) acontece, pode influenciar na compreensão da mensagem. As falhas na comunicação podem ocorrer em reuniões, encontros, tarefas ou ordens, desde que envolvam duas ou mais pessoas dentro do mesmo ambiente.

Nas instituições de ensino, os ruídos e as falhas de comunicação podem ocorrer entre pais, alunos e professores, já que todos possuem diferentes níveis de conhecimento, cultura e até maturidade, como no caso das crianças.

Além disso, como a escola trabalha com um grande volume de informações. Desse modo, os ruídos podem ser gerar prejuízos aos resultados da instituição.

De que forma a má comunicação pode interferir no gerenciamento de uma instituição de ensino?

Quando os pais dos alunos e seus responsáveis não compreendem ou não lhes são transmitidas as informações necessárias para o acompanhamento do desenvolvimento socioemocional e pedagógico da criança, há uma grande falha de comunicação na gestão escolar.

Nesse cenário, para que os jovens possam desenvolver-se em um ambiente produtivo e saudável, o alinhamento de tudo o que acontece com eles no ambiente escolar deve ser de conhecimento dos pais.

E essa comunicação é primordial para o alcance do desenvolvimento das crianças, proporcionando os resultados esperados.

Como a tecnologia pode ajudar na gestão escolar?

As novas tecnologias têm sido integradas à rotina escolar para facilitar a comunicação entre escola, alunos e responsáveis, seja para entregar um comunicado ou transmitir uma reunião importante.

Os diários de classe online são um exemplo da tecnologia na sala de aula e atuam como um facilitador da comunicação nas escolas. Essa é uma tecnologia facilitadora e inovadora para conectar os públicos de relacionamento em prol da gestão escolar, mas é preciso ter atenção ao implantar essas tecnologias.

Isso porque todos os envolvidos precisam saber utilizar os dispositivos, sentindo-se à vontade para manusear os recursos das ferramentas.

Nesse sentido, uma boa usabilidade é fundamental, já que é uma comunicação entre comunidade escolar e responsáveis.

E, para ser efetiva, é preciso que todos estejam engajados e satisfeitos com o uso das tecnologias no ensino.

Qual é a importância da comunicação na gestão escolar e quais são seus benefícios?

Quando uma instituição de ensino possui uma boa gestão de comunicação, ela assegura que o aprendizado dos estudantes seja mais elevado. Isso acontece porque os professores passam a ser mais motivados, e os pais mais engajados.

Veja a seguir quais são os principais benefícios de se adotar a comunicação na gestão escolar tendo a tecnologia como aliada!

Maior engajamento de pais e alunos

Quando a comunicação está alinhada entre instituição, responsáveis e alunos, as chances de todos se engajarem nos processos de aprendizagem e na comunidade pedagógica escolar é bem maior.

Por isso, é possível enxergar melhoria no comportamento e rendimento dos alunos, promovendo um ambiente propício para o desenvolvimento do aprendizado.

Em contrapartida, os pais também ficam mais satisfeitos, pois têm à sua disposição informações atualizadas e necessárias para o acompanhamento escolar de seus filhos, o que gera uma maior satisfação com a instituição.

Fortalecimento de laços entre a família e a escola

Uma comunicação eficiente e ágil permite que os pais e responsáveis acompanhem a rotina das crianças.

Com isso, também podem participar do cotidiano da instituição de ensino, fortalecendo e estreitando os vínculos de relacionamento em todos os processos da gestão escolar.

Isso colabora, inclusive, para uma maior afetividade da relação de ensino, permitindo ao aluno um ambiente positivo e preparado para que ele possa desenvolver-se em todos os aspectos: tanto cognitivos quanto emocionais.

Com isso, o estudante segue a sua jornada escolar com mais confiança. Pois percebe que ele tem uma rede de apoio atenta e preparada para auxiliá-lo em sua rotina, bem como compreende que todos estão atuando para o sucesso e bem-estar dele.

Maior sinergia entre a equipe

Empresas que investem em comunicação asseguram a sintonia da equipe, pois os processos ganham sincronia e a troca entre os integrantes da equipe favorecem a resolução das demandas.

Além disso, uma comunicação eficiente ainda é capaz de ativar a proatividade em todos os envolvidos na gestão escolar, conferindo mais eficiência e comprometimento em todos os processos pedagógicos.

Otimização do tempo

A tecnologia na comunicação da gestão escolar colabora para que docentes e estudantes otimizem seu tempo dentro e fora da sala de aula.

Isso porque os professores conseguem enviar mensagens e comunicados em massa, além de responder aos pais com mais agilidade e de forma mais prática.

Já os estudantes recebem todo o conteúdo de maneira organizada, facilitando os estudos no cotidiano.

Acesso a qualquer hora e em qualquer lugar

A comunicação presencial na escola ainda é muito importante. Entretanto, devido à rotina de trabalho e a outros compromissos, muitos pais não conseguem se deslocar até a instituição de ensino de forma periódica.

Por isso, recursos como a agenda online, softwares e aplicativos escolares têm permitido que estudantes e responsáveis tenham a comunicação com a escola facilitada.

Como vimos, a comunicação na gestão escolar é fundamental para o desenvolvimento dos estudantes e ganha cada vez mais eficiência com a adoção da tecnologia. Sendo capaz de otimizar o tempo, organizar processos e ainda aproximar comunidade acadêmica, pais e estudantes.

Se você gostou deste artigo sobre a importância da comunicação na gestão escolar, deixe seu comentário conosco!

Precisa de consultoria especializada em Gestão Educacional? Entre em contato com a Activesoft e conheça todas as soluções!

Colina Tech

28.05.2020