fbpx
Comissão Permanente de Avaliação

Comissão Permanente de Avaliação: Saiba como ter uma de sucesso!

18/03/2020 Por Atarcilene Souza

Já pensou que o acompanhamento e a gestão da sua instituição pode melhorar apenas com a criação e o incentivo de uma Comissão Permanente de Avaliação engajada? Talvez a chave para o crescimento exponencial pode estar no direcionamento de pessoas certas para esse acompanhamento!

O que é a Comissão Permanente de Avaliação?

A CPA tem como objetivo instruir, avaliar e validar pontos da gestão da instituição, composta única e exclusivamente para maximizar os resultados e garantir a excelência dos processos. Dessa maneira, temos uma ótica diferente a qual pode ser crucial em uma tomada de decisão, assegurando sempre a qualidade acadêmica.

Com essa necessidade, o Sistema Nacional de Avaliação Superior (SINAIS), estabeleceu a Comissão Nacional de Avaliação de Educação Superior (CONAES) responsável por garantir uma estratégia sólida, avaliando com diretrizes e indicadores para mensurar os resultados, sendo obrigatória nas Instituições de Ensino.

Mas como usar a sua CPA para atingir a excelência?

É simples! Confira agora 5 dicas exclusivas que preparamos para você:

1 – Utilize de um time diverso em suas opiniões

2 – Estruture uma jornada de atuação para a CPA

3 – Alinhe os eixos de atuação com a estratégia da instituição

4 – Valide ações e decisões com a Comissão

5 – Use a inteligência coletiva do time para criar grandes feitos

Primeiramente, para compor e construir uma comissão de avaliação uma dica relevante é que quanto mais diverso o grupo em sua essência, mais ele tem capacidade de trazer considerações fora-da-caixa e aprimorar os processos. 

10-dicas-negociacao-de-mensalidadesPowered by Rock Convert

Assim, uma boa estratégia é reunir desde representantes do setor administrativo a professores e estudantes. Portanto, lembre-se também da importância de procurar um Sistema de Gestão para auxiliar na implantação de uma SINAES de resultado efetivo, acompanhando-o de forma inteligente.

Outro ponto a se considerar é que os objetivos e papéis de atuação devem estar muito claros para todos os contribuintes, alinhando tudo isso com o planejamento da instituição. 

Com isso, uma gestão de resultados assertiva precisa ter ações bem definidas que vão desde a validação de organogramas até a aplicação de ferramentas de acompanhamento estratégico!

Além desse pensamento, uma atribuição também da CPA é a de elaboração de relatórios avaliadores, como por exemplo a Avaliação Institucional e a Avaliação do Corpo Docente.

Pense conosco:

Quais dos processos da sua instituição precisam de uma visão mais holística e analítica? A CPA pode ser responsável por essa competência também!

Para além dos eixos de atuação, uma dica essencial é se utilizar da Comissão como uma ferramenta e maximizar a usabilidade dela, por exemplo. Dessa forma, mais que uma validadora de decisões e sim uma peça chave para o andamento de processos educacionais e acadêmicos. 

Por fim, buscar boas referências é o que nos aproxima da alta qualidade. Nessa linha, existem algumas Instituições de Ensino que possuem uma CPA ativa e altamente eficiente e replicar essas práticas é fundamental.

Conheça Instituições de Ensino com uma Comissão Permanente de Avaliação ativa:

Agora que você já sabe o que é uma Comissão Permanente de Avaliação, por quem é composta e como colocar em prática, então, está na hora dos próximos passos!

Não deixe para última hora e clique aqui e comece já a gerenciar esse time para alcançar sucesso na sua gestão em 2020.


Powered by Rock Convert