2 min de Leitura

A ERA DA COMUNICAÇÃO

Capa do post a era da comunicação

4 Dicas para encantar e reter alunos


Celular com mensagens

Planejamento financeiro e redução de custos fazem parte do discurso de nove entre dez gestores, em razão de um cenário organizacional cada vez mais complexo, competitivo e de mudanças que acontecem rápido.

Dito isto, listamos 4 atividades práticas que qualquer instituição pode utilizar para aproveitar melhor seus recursos e diminuir custos

1 CONHEÇA PARA PLANEJAR

O diagnóstico de um cenário é sempre o ponto de partida para um bom planejamento.

Utilize técnicas de brainstorm: Peça opiniões e anote sem julgamentos. Identifique as maiores contas que a escola paga e converse com quem a utiliza e peça uma contribuição de como reduzir, nada melhor quem usa para ajudar. Nessa etapa do planejamento um sistema de gestão integrada pode ajudar bastante o gestor a controlar, por exemplo, quais as 5 maiores despesas da escola? Adiantamento de cartão, luz, eventos e o fluxos de caixa, tem reserva para iniciar o mês seguinte?

TENHA UMA EQUIPE ENGAJADA

Se motiva quem contribui, opina e participa os resultados.

A empresa só cresce quando as pessoas que fazem parte dela e que a representa mudam juntos; Tenha alguém à frente do projeto, uma pessoa que vibra com o crescimento da escola e possa levantar esta “bandeira” em prol da causa; Mantenha as pessoas motivadas e informadas.

3 ATUE EM DIVERSAS FRENTE

Lembre-se dos princípios da gestão: pessoas, processos e tecnologias.

Nem todo custo é financeiro: Pense na economia possível de recursos e tempo das pessoas envolvidas no processo de matrícula – inclusive os pais -, que é um dos períodos de maior movimentação nas escolas. Ferramentas de gestão de agendamento, painel de atendimento e matrícula online podem reduzir bastante custo e proporcionar satisfação ao cliente, ao mesmo tempo.

4 DEFINA ESTRATÉGIAS DE ATUAÇÃO E PRIORIDADE

Não dar para fazer tudo de uma vez.

Divida o projeto grande em pequenas tarefas e priorize:

  • Ao invés de enviar papel pelos aluno para casa, por que não mandar comunicados por aplicativo ou e-mail?
  • Declarações, boletins e boletos de pagamento podem ser impressos pelos responsáveis, ao invés da instituição;
  • Custos com pessoal: Horas extras em época de matricula e gratificações sem meritocracias;

Considere realizar internamente ou terceirizar algumas atividades. Por exemplo: Toda escola precisa de um sistema de gestão integrado, mas ela mesma irá desenvolver e manter o programa, ou irá procurar no mercado quem já é especializado pras não ter que se preocupar com as atualizações e manutenção?

sala de aula em cima de celular

Esteja preparado para aprender, adaptar o planejamento e aceitar a mudança natural de cultura no seu tempo, que nem sempre é imediata; Considere mudar a estratégia ou metas para os pontos que não foram atingidos; Não perca a visão humana. Identifique custos que realmente valem a pena serem cortados.


Posts Relacionados Todos os Posts