5 passos para ter uma Gestão 4.0 em sua escola

Com a chegada da Gestão 4.0, a tecnologia tornou-se um dos maiores aliados na gestão acadêmica das Instituições de Ensino.

A Gestão 4.0 é um estilo de administração que permite interação entre os pais e a instituição, integração de setores, otimização de processos, além da personalização do atendimento.

Atualmente, trabalhar com uma Gestão 4.0 muito além de ser um diferencial é indispensável para a organização e otimização do dia a dia da instituição. 

Quer saber como?

Confira abaixo 5 passos para ter uma Gestão 4.0 em sua escola: 

1. Atendimento Personalizado

Todo aluno, e consequentemente seus pais, são únicos. Entender isso e trabalhar em cima dessa ideia, gera um atendimento personalizado para atender demandas específicas em cada situação. É importante prestar suporte a partir do perfil, necessidade e realidade do estudante e/ou responsável. 

Para os pais é importante perceber que a instituição se preocupa e está atenta a todos os detalhes. No momento de procura para auxílio em certas situações estabeleça um diálogo natural, pessoal e amigável. Seja proativo e busque sempre propor soluções que sejam rápidas e estejam ao alcance da escola. 

2. Interação

Uma das maiores ferramentas para esse novo modelo de gerenciamento é a boa comunicação entre os pais e a escola. Os responsáveis pelo aluno precisam se sentir acolhidos e desde o início entender como funciona o diálogo entre a Instituição.

Crie canais de comunicação, seja e-mail, blog, redes sociais e notifique os pais do que anda acontecendo dentro da instituição. Promova eventos que gerem conexões e aproxime pais, alunos e instituição. Permita-os participar da construção da agenda de atividades da escola e os integre nas ações.

3. Ferramentas Online

Busque ferramentas onlines que realizem processos tradicionais e indispensáveis para a escola de uma forma totalmente moderna e digital. 

Exemplos de processos que podem ser feitos de um novo jeito é a matrícula e a captação de alunos. Realizando a matrícula online, é possível registrar os dados dos alunos e anexar documentos em uma plataforma totalmente virtual, gerando flexibilidade e otimizando o tempo para ambas as partes.

A princípio, ao utilizar um sistema de gestão de captação de alunos, é possível centralizar o cadastro, bem como identificar as melhores oportunidades, os melhores canais e as mensagens, para assim, atingir e segmentar o público.

Desde já otimizando a coleta manual de dados relevantes e, dessa forma, alavancando a sua campanha de captação de alunos. 

4. Integração dos Setores

Promover a integração entre todos os setores da escola gera um ambiente de trabalho equilibrado e uma cultura organizacional produtiva.

A partir do conhecimento das atividades desenvolvidas dentro da instituição, os colaboradores sabem onde encontrar informações necessárias para diversas ações. 

A integração aumenta a produtividade, reduz custos, evita retrabalhos, aumenta a satisfação de ambas as partes e fortalece o trabalho em equipe da escola.

5. Otimização de Processos 

Por meio da otimização de processos é possível que tarefas desnecessárias e erros sejam reduzidos em grande proporção, garantindo resultados mais satisfatórios dentro da escola.

Para otimizar o dia a dia da instituição é necessário, em primeiro lugar, mapear as atividades de trabalho, identificar os pontos de melhoria e dessa forma, implementá-las e monitorar os resultados.

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